4.9.07

Teoria da Auto-Organização

Eis que na última aula de filosofia conversamos sobre a Teoria da Auto-Organização. Segundo essa teoria, tudo que existe no sistema em que vivemos tende a se organizar automaticamente para manter um equilíbrio. Para dar condição à vida.

E curiosamente no Jornal do Almoço de hoje houve uma reportagem sobre a quantidade de homicídios que acontecem em nosso país, os quais tiram mais vidas que confrontos armados ao redor do mundo. E, segundo a minha concepção, isso não passa de uma ocorrência real da supracitada teoria.

Eu sei que parece um paradoxo, homicídios para dar condição à vida... Porém, o sistema está se adaptando para tal finalidade.

Imaginem, mesmo com tantas guerras, conflitos, epidemias, homicidios e etc, o mundo está cada vez mais e mais superpopuloso. Consequência de um sistema falho, que não dá condição aos seres atrelados a ele de se "ligarem" do que está acontecendo, e que tenta se "organizar" da melhor maneira possível para continuar dando condições à sobrevivência, permanência, persistência e existência dos seres nesse planeta (vejam bem, não só do ser humano, mas de todos os seres).

Como é salientado no filme Ponto de Mutação (MindWalk - 1990), o ser humano tende a não prevenir, mas sim a tentar remediar os problemas que surgem. E é nada mais que isso que está acontecendo com o nosso sistema atual, ao invés da prevenção - que se daria com educação, conscientização e de certa forma um controle de natalidade -, o sistema está remediando o problema de uma maneira de certa forma mais fácil, eliminando vidas randomicamente para dar condições à outras, não tão randômicas. E aqui eu menciono não somente o extermínio de seres humanos por seres humanos, mas de animais por seres humanos, plantas por seres humanos, e no final, seres humanos pelos seus próprios resquícios e resíduos de uma tentativa inútil de remediar o problema.

10 comentários:

Arthurius Maximus disse...

Não assisti ao filme. Mas não concordo com a teoria. O ser humano pode intervir no processo a qualquer momento. nada é imutável.

Fuzi disse...

arthurus, esse é exatamente o ponto! Nada é imutável, o sistema está se modificando constantemente, se adaptando. O que é necessário é que nós façamos com que essa mudança corra para uma linha mais salubre...

Unknown disse...

As mudanças são superficiais, o essencial nunca muda...Exemplo do governo Lula...
uahauhauahuahuahuahauha!!

Anônimo disse...

não assisti tb
por isso boiei :S

Jairo disse...

Cara, nunca tinha olhado isso!!!
No começo me pareceu uma teoria meio "Alemã", se é que você me entende, mas depois vi que tem fundamento! Faltou colocar que é o autor, ou autores dessa teoria, não é?

Abraços!

http://www.quaselucido.blogspot.com

Anônimo disse...

Luiz mendes Junior


Estamos à espera da atualização...

Marcelo disse...

Eu acho que é mentira.

Unknown disse...

ã... e qm é que organiza tudo? Deus? IWEUHuiwhueHWEUhuwhewu

Marcelo disse...

eu ainda acho que é mentira.

Unknown disse...

Eu sempre falei "NÃO CONFIEM NOS DUENDES!!"
Agora tão aí, tudo sem cueca!!
Eu avisei, agora não adianta chorar...

Google